CasaDonAnna_LogoNovo.png
 
UMA CASA: TESTEMUNHO DOS TEMPOS AUREOS DO CAFÉ.

 

Na esquina mais linda dos Campos Elíseos... os tempos eram os do café na cidade de São Paulo. O café foi a atividade econômica que colocou o país no capitalismo mundial e mudou a cara da cidade. As famílias queriam fazer de São Paulo uma metrópole nos padrões europeus e nesse sentido se esmeravam em suas construções.

 

Ramos de Azevedo, o maior arquiteto desses tempos, foi o escolhido para construir essa casa dos sonhos das famílias Silva Telles e Alves de Lima. A residência seria o endereço do jovem casal Anna Silva Telles e Octaviano Alves de Lima Filho.

O bairro dos Campos Elíseos, em alusão aos Champs Elysées de Paris, era o primeiro bairro planejado da cidade, e expressava a perfeita amostra do poder econômico do chamado ‘ouro verde’, o café paulista.

 

  • No encontro cenicamente lindo da Alameda Nothmann com Rua Guaianases, este casarão de 1000m² de área construída traz vitrais, mosaicos, mármores de Carrara, nobres lambris... é uma viagem no tempo.
  • Em outros 1000m² , um lindo jardim de jabuticabeiras e orquídeas, onde fontes atraem muitos passarinhos. Pura poesia...

 

 
ARTE DE VIVER:

 

O imóvel foi construído entre 1912 e 1914, em um projeto de Ramos de Azevedo, o arquiteto mais renomado de São Paulo do início do século XX. A criação dos vitrais foi realizada por Conrado Sorgenicht, que também havia criado os vitrais da Catedral da Sé, em São Paulo. Hippolyto Pujol foi outro artista que desenhou o mosaico do hall de entrada da casa. Em 1944, a residência foi reformada pelo arquiteto francês Jacques Pilon, que, com seu estilo modernista, eliminou os adornos característicos da escola eclética. Era a busca por uma mensagem menos rebuscada.

 

 

A HISTORIA DE FAMÍLIAS QUE MARCARAM A CIDADE PELO EMPREENDEDORISMO:
ALVES DE LIMA E SILVA TELLES.

 

A história da família que viveu no casarão teve início no começo do século XX, com Octaviano Augusto Alves de Lima e sua esposa Izabel. Eles moravam na cidade de Tietê, interior de São Paulo, tinham 5 filhos e administravam uma promissora fazenda de café. Era uma época onde o grão era negociado e vendido mesmo antes de ser colhido. O mercado brasileiro controlava quase toda a oferta do produto no mercado mundial, regulando os preços e obtendo lucros exorbitantes. Todo esse lucro impulsionava a economia do país, promovendo o desenvolvimento das cidades, ferrovias e portos e enriquecendo ainda mais os barões do café.
No ano de 1901, uma intensa geada queimou toda a safra da família Alves de Lima, e endividados, eles se viram obrigados a recomeçar a vida em Buenos Aires, local onde a bebida tradicional era o chá, fruto da influência inglesa na região.

 

Octaviano Augusto e Izabel, empreendedores natos, percebem a oportunidade de instaurar um novo hábito e abrem o Café Paulista na capital argentina. Ele distribuía panfletos nas ruas e ela servia a bebida aos clientes, além de ensinar as empregadas das famílias ricas a preparar o café do jeito brasileiro.
A iniciativa deu tão certo que o mercado argentino passou, em pouco tempo, de uma importação de insignificantes 15 mil sacas de café por ano, para 600 mil sacas. Sem apoio nenhum do governo brasileiro.

 

Os filhos do casal Alves de Lima crescem e no vai e vem entre Buenos Aires e São Paulo, seu filho Octaviano conhece Anna Silva Telles. Eles se casam e em 1911 Antônio Carlos da Silva Telles, pai de Anna, dá de presente ao jovem casal a residência dos Campos Elíseos. Hoje, renomeada em sua homenagem como Casa da Don’Anna por seu neto e proprietário, Luis Eduardo Alves de Lima.

 

Vitral Casa da Don'Anna - Interno
Sala da Varanda - Disponível para locação
Sala da Biblioteca - Disponível para Locação
Arranjo na Sala de Música
Penteadeira - Quarto da Noiva
Quadro - Sala da Biblioteca
 
A Casa é o que nos envolve. Com sua história e a sua memória de um tempo
de nobrezas e quando o café gerou riqueza e transformou São Paulo.

 

 

Jardim das Jabuticabeiras na Casa da Don'Anna
Jardim das Jabuticabeiras na Casa da Don'Anna
Jardim das Jabuticabeiras na Casa da Don'Anna
Jardim das Jabuticabeiras na Casa da Don'Anna
IMG_0660.jpg
Jardim das Jabuticabeiras na Casa da Don'Anna
PLANTAS DA CASA
Planta Geral.jpg
Planta Subsolo.jpg
Planta Térreo.jpg
Planta Superior.jpg

GERAL

PISO SUBSOLO

PISO TÉRREO

PISO SUPERIOR

Planta Edicula.jpg
Auditorio terreo.jpg
Auditorio terreo 2.jpg
Auditorio terreo 3.jpg

EDICULA

AUDITÓRIO TÉRREO

AUDITÓRIO TÉRREO

 

AUDITÓRIO TÉRREO

 

 
NOSSA LOCALIZAÇÃO

 

 

Uma volta no tempo, uma casa que paira, um ambiente mágico e sofisticado.